Magela responde, Mauro lamenta ´este tipo de matéria´
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, respondeu há pouco ao questionamento feito pelo JBO sobre o sumiço dos cards com os boletins epidemiológicos da Covid-19 no município (Para entender, leia aqui). Magela disse que não há nada a esconder e que todo o histórico dos dados pode ser encontrado na página criada pela Prefeitura especificamente para a Covid-19. O JBO reitera que a publicação em uma página específica é importante. Mas não tem o mesmo potencial de leitura que nas redes sociais.
Sobre a relação do aumento no número de casos, Magela afirmou que "se observar a tendência antes da abertura, ela já vinha desenhando um quadro parecido com o que temos agora, de crescimento um pouco mais forte". De acordo com o secretário, com a reabertura isso se manteve e ampliou, "mas devemos ressaltar os picos da Mucambo de quase 40 casos e de nova contaminação no Abrigo São Vicente de Paulo. Outro fator a considerar é que depois da abertura do comércio, aumentamos em cerca de 30% o exames por Swab e 70% de aumento de testes rápidos", assegurou. Magela disse ainda que as taxas de isolamento social em Ilhéus são as melhores que de outras cidades da região. "Outro fator é a melhoria do número de UTIs", garantiu.
Quem também voltou a se posicionar foi o Secretário de Comunicação Mauro Alves. Em áudio enviado ao editor do JBO, Mauro lamentou "este tipo de matéria" e disse não ter dificuldade nenhuma em dialogar com a imprensa que queira fazer "matérias verídicas". E destacou: "cada um procura fazer a reportagem de acordo com aquilo que pensa".
Nota da Redação: O secretário Mauro Alves não deveria lamentar o questionamento. Nem achar que o questionamento representa aquilo que o jornalista ou o editor pensa. Só não deve também considerar "matéria de qualidade" apenas o que a Secom envia para as redações e que, questionamentos como estes são importantes para a cidade. Podem não ser para o governo. Mas para a cidade, sim, são.